Parque estadual do Acaraí
Foi criado em 23 de setembro de 2005 e tem uma área aproximada de 6.667 hectares, localizada na planície litorânea, e somado o arquipélago Tamboretes, tem o intuito de garantir a preservação das áreas de valor cênico, a biodiversidade e a restinga da Praia Grande.
É formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, esse complexo hídrico juntamente com a vegetação do local é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas. O parque também constitui local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção.
Vale a pena um passeio de bike pela estrada em direção ao parque pra ter o mar de um lado e as dunas de outro como companhia. A paisagem é paradisíaca e traz um sentimento de liberdade impressionante.
Trilhas canto esquerdo e morro da esperança e sambaqui
Dois passeios imperdíveis e super fáceis de fazer até mesmo para quem pretende ficar somente uma noite no Babitonga é a trilha do canto esquerdo e o passeio no sambaqui!
Para acessar a trilha do canto esquerdo basta sair do hostel andar até a prainha e no final da rua no canto esquerdo da prainha tem uma trilha de aproximadamente 15 minutos de subida que tem como pico a pedra no alto do costão. A aventura é tão rápida quanto a beleza da vista é maravilhosa, ou seja vale muito a pena fazer.
Já a trilha do sambaqui é mais fácil, ela fica no final da prainha pelo lado direito, basta seguir pela calçada passar pelo surfista e quando encontrar uma placa informando a existência do sambaqui, seguir a trilha em direção ao costão. Terá uma subida delimitada pela pedra e depois você pode prosseguir pelo costão e observar o mar, sentir a brisa e ver a prainha por outro ângulo.
Ambos são passeios rápidos mas que você pode aproveitar com mais tempo se preferir, leve água, repelente e aproveite para fazer fotos lindas lá. Não esqueça de trazer seu lixo!